O Primeiro Charuto a gente nunca esquece

Eu sempre tive um desgosto pela fumaça, principalmente a dos cigarros, devia ser pelo fato da minha mãe sempre fumar muito - hoje ela parou - entao eu fui criado em meio a fumaça da minha mãe e das suas respectivas amigas. Mas uma coisa que eu sempre imaginava era se o Charuto era igual ao cigarro, se o gosto ou cheiro era o mesmo - pois eu nunca tinha visto ninguem fumar um charuto perto de mim -, o tempo passou e quando criança parei de pensar nisso.
Recordo-me que ano passado eu lembrei dessa época e pensei "Agora sim eu posso experimentar... posso mesmo?". Dei umas titubeadas antes de seguir e parti depois da aula para o Shopping Iguatemi, era o unico lugar que eu pensava vender... Chegando lá, tinham os benditos numa das poucas Tabacarias quem belém nos oferece. Fui em direção à moça, suposta vendedora, e perguntei qual era o charuto mais barato que ela tinha, ela olhou compridamente para o meu uniforme e prosseguiu "Temos os 'Scarlate' de chocolate, cereja e normal que custam 5 reais a unidade celofonada e 25 reais o maço com 5 unidades". Bingo! Era exatamente o valor que eu tinha. E entao perguntei tentando pechinchar se à vista sairia mais barato. A mulher negaceou com a cabeça e disse que nao poderia vender pra mim porque eu estava de uniforme escolar, entao eu me adiantei antes que ela acabasse de falar e menti puxando a Carteira de Identidade do bolso dizendo que eu era maior de idade - com minha identidade falsa é óbvio, pois ano passado eu tinha 17 anos - e que nao importava se eu estava ou nao uniformizado... Ela titubeou e entao virou para o Rapaz do Balcão que na mesma hora balançou a cabeça negativamente. Aquilo me deu uma raiva. Ela entao, ainda querendo ser simpática disse "Infelizmente nao podemos fazer nada senhor". Senhor? Só se for o puto daquele teu pai, pensei e sai da loja.
Já se passava das 3 horas da tarde mas eu nao desisti, lembrei de uma Tabacaria que tinha lá na Doca...peguei o primeiro ônibus que ía pra lá e entao soltei na frente. O sol rachava na minha cabeça, e quando atravesso a rua percebo que aquilo ali estava fechado, mas nao estava só fechado, estava completamente abandonado.
Entao voltei pra casa e nao queria mais saber de porra nenhuma de charutos... Quando foi pela noite, começou a passar a tradicional trilogia do filme The Godfather na Cinemax, entao pude ver novamente pela tevê o Marlon Brando no papel de Don Corleone 'tarugando' o seu charuto, aquilo eu já achara o máximo e nao sabia nem por que! Nunca tinha experimentado.
Voltei no dia seguinte na mesma tabacaria da Top Line só que agora bem trajado, sem uniforme. Comprei o tal maço dos charutos sabor de chocolate, nao sabia nem que tais charutos eram rezagos...
Fui para casa, estava sozinho e acendi o primeiro no fósforo curto e realmente aquela primeira baforada foi um chute no saco, tossi - apesar de saber que nao podia tragar mas era muita fumaça - e apaguei. Meia hora depois acendi de novo - o mesmo - e fui com menos sede ao pote, induzi a fumaça leve e calmamente para cavidade bucal, e soltei... pronto, já me sentia o próprio Corleone, apesar do charuto doce nao ser dos melhores, era o meu primeiro. Assim que acabou o primeiro, fui acender o segundo... na primeira tragada do segundo eu repentinamente tossi, fiquei meio tonto e entao apaguei e pensei "por hoje tá bom corleone, por hoje tá bom"
Passado essas experiências fui pegando a manha e entao conheci uma figura fantástica - da qual eu nao faço questão de citar o nome - que me "apresentou" os verdadeiros charutos puros. O meu primeiro Corona Long-Filler foi uma das melhores sensações já sentidas em relação ao ato de degustar, depois um Romeo y Julieta, Macanudo e por fim os brasileiros: Don Porfírio, Don Pepe e o meu brasileiro preferido Dona Flor.
Infelizmente o acesso a esses charutos sao limitados pra mim, nao tenho renda fixa nenhuma e dependo do dinheiro da minha mãe, mas sempre que eu puder me dar o luxo de pagar 15, 20 reais num charuto eu pago. E assim que eu trabalhar me darei luxos maiores. Vale à pena, na minha opinião. Eles me fazem pensar, refletir. E além do mais nao faz tao mal quanto o cigarro, porque a fumaça nao é tragada e nao podemos degustar a toda hora, quero dizer eu né?!
Minha mãe nao vai gostar quando saber, mas ela me entende, ela sempre me entende.
1 comentários:
Só tu mesmo, garoto.
Charutos. Nunca tinha pensado sobre eles..
:)
Postar um comentário
Comente, opine, concorde ou discorde.